O Ibovespa, principal índice da B3, registrou uma queda de 0,40% na manhã desta quinta-feira, 31, refletindo a desvalorização de commodities como petróleo e minério de ferro. A queda ocorre em um cenário de incertezas econômicas, com o índice acumulando uma desvalorização mensal de 4,35%. A situação é agravada pela recente decisão do governo dos Estados Unidos de aplicar tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, que entrará em vigor no próximo dia 7.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comentou que o decreto do governo Trump foi menos severo do que o esperado, mas ressaltou que as negociações ainda estão longe de um desfecho. Rodrigo Alvarenga, sócio da One Investimentos, expressou surpresa com a queda do Ibovespa, enquanto Kevin Oliveira, da Blue3, destacou a cautela dos investidores diante das incertezas que as tarifas trazem para a economia.
Além disso, o dia é marcado pela divulgação de importantes indicadores econômicos, como o PCE dos EUA e os balanços de grandes empresas como Apple e Amazon. O Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a taxa Selic em 15% ao ano, sinalizando que ajustes adicionais podem ser necessários, o que também pode impactar o desempenho da Bolsa brasileira. No setor bancário, o Bradesco anunciou lucro de R$ 6,1 bilhões no segundo trimestre, refletindo um crescimento de 28,6% em relação ao ano anterior.