O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (24) dados sobre o acesso à internet no Brasil, revelando que mais de 90% das residências do país, totalizando 74,9 milhões de domicílios, estão conectadas. O crescimento do acesso à internet agora se concentra na zona rural, onde a cobertura se aproxima da registrada nas áreas urbanas, impulsionada pela integração do agronegócio com a tecnologia.
Carlos e Geralda, moradores de um sítio a 350 quilômetros de Cuiabá, relataram a chegada recente da internet em sua localidade, destacando a importância da conexão para sua segurança e comunicação. A pesquisa também aponta que o uso da internet para serviços bancários teve um crescimento significativo, com 20 milhões de brasileiros realizando operações financeiras online nos últimos dois anos, facilitando a bancarização no país.
Em áreas urbanas, como Copacabana, no Rio de Janeiro, o uso da tecnologia é parte do cotidiano de várias gerações. Enquanto jovens como Sofia Rodrigues utilizam a internet para interagir e compartilhar conteúdo, idosos como Suely Mathias demonstram resistência, mas reconhecem a necessidade de se manter conectados com amigos. O celular continua sendo o principal dispositivo de acesso à internet, mas o uso de TVs para esse fim também ultrapassou 50% pela primeira vez.
Apesar dos avanços, o IBGE ressalta que mais de 20 milhões de brasileiros ainda não acessaram a internet em 2024, principalmente devido à falta de conhecimento sobre como utilizá-la. Ronaldo Lemos, cientista-chefe do Instituto de Tecnologia e Sociedade/RJ, enfatiza que, embora os resultados sejam positivos, ainda há um longo caminho a percorrer para conectar aqueles que permanecem desconectados.