Os comediantes brasileiros Murilo Couto, o português Hugo Sousa e o angolano Gilmário Vemba foram impedidos de entrar em Moçambique no último domingo (20), onde estavam programados para realizar um show de stand-up comedy. A proibição ocorreu no aeroporto de Maputo, e os humoristas não foram informados sobre os motivos que levaram à decisão das autoridades locais.
Em um vídeo gravado no aeroporto, os humoristas expressaram seu descontentamento e pediram desculpas aos fãs que aguardavam ansiosamente pela apresentação. "Queremos pedir desculpa a todas as pessoas que já estão no teatro. Nós estamos aqui no aeroporto de Maputo e tivemos um problema que ainda não temos bem a certeza do que é", afirmou Hugo Sousa.
Os artistas, que já se apresentaram em diversos países, lamentaram a situação e informaram que os ingressos para o show seriam reembolsados. Gilmário Vemba destacou a frustração de não poder conhecer a cidade e mencionou que o grupo espera uma nova oportunidade para se apresentar em Moçambique, além de já ter planos de shows em cidades brasileiras no segundo semestre deste ano. O Itamaraty e a Embaixada de Moçambique no Brasil foram contatados, mas não se manifestaram até o momento.