O Banco de Sangue do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) faz um apelo à população devido à grave situação de seu estoque. Os tipos sanguíneos mais críticos são A, B e O negativos. A unidade, que atende a uma demanda crescente, especialmente durante o período de férias escolares, enfrenta uma queda significativa nas doações.
Wilson Moreira, supervisor do Banco de Sangue, destacou que as férias e as viagens nesta época do ano contribuem para a diminuição das doações. Além disso, o aumento de acidentes domésticos eleva a necessidade de transfusões, intensificando a urgência por doações. "A demanda do hospital cresce, e precisamos da colaboração da comunidade para salvar vidas", afirmou.
A doação de sangue é um ato seguro e solidário, com rigorosos critérios de triagem para garantir a saúde do doador e do receptor. Para doar, é necessário estar saudável, ter entre 18 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e seguir orientações específicas sobre alimentação e saúde.
O Banco de Sangue do Hugol está aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30, e aos sábados, das 7h às 12h. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (62) 3270-6662 ou pelo WhatsApp (62) 3270-6661.