A Huawei, gigante chinesa de tecnologia, manifestou seu interesse em investir no mercado brasileiro de data centers, mas aguarda a aprovação de uma medida provisória do governo federal para definir sua estratégia no país. A declaração foi feita por Atilio Rulli, vice-presidente de Relações Públicas da empresa para a América Latina e Caribe, durante um evento no BNDES, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira.
Rulli destacou que a Huawei possui vasta experiência internacional no setor e enfatizou a necessidade de incentivos governamentais para acompanhar o avanço da inteligência artificial. Ele afirmou que a empresa está preparada para fornecer soluções em conectividade, armazenamento e energia, e pediu que o governo implemente esses estímulos rapidamente, preferencialmente nos próximos dois a três anos.
Além do investimento em data centers, a Huawei também demonstrou interesse em participar de um leilão inédito que o governo brasileiro planeja realizar entre o final deste ano e 2026, com o objetivo de contratar baterias para o sistema elétrico. Rulli mencionou que a empresa possui 34 gigawatts de capacidade instalada em sistemas de armazenamento de energia em baterias globalmente, embora apenas 200 kilowatts estejam em operação no Brasil em parceria com empresas privadas.