Com a chegada das férias escolares, o Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de São José do Rio Preto (SP) alerta para o aumento de acidentes domésticos envolvendo crianças. A instituição prevê um crescimento na demanda por atendimentos, superando até os casos de doenças respiratórias típicas do inverno. Especialistas enfatizam a importância da supervisão constante dos pequenos durante este período.
O tenente Marcos Vinícius de Oliveira Barbosa, do Corpo de Bombeiros, destaca os cuidados necessários na cozinha, onde panelas devem ser posicionadas nas bocas de trás do fogão e com os cabos voltados para dentro, além de talheres serem guardados em locais altos ou trancados. Na lavanderia, baldes de água e produtos de limpeza devem ser mantidos fora do alcance das crianças para evitar acidentes.
Outro ponto crítico é a piscina, onde a supervisão de um adulto é essencial, mesmo em dias frios. O tenente recomenda que o acesso à área da piscina seja restringido por grades ou barreiras físicas. Em caso de acidentes, os bombeiros orientam que o número 193 seja acionado imediatamente, pois os atendentes estão preparados para fornecer instruções de primeiros socorros até a chegada da equipe de emergência.