Um homem de 30 anos, identificado como Manoel Monteiro de Lima, foi preso no último domingo (13) na Praia Pedra do Sal, em Parnaíba, Piauí, após ser flagrado tentando afogar dois filhotes de cachorro. A ação foi registrada por testemunhas que estavam no local e filmaram o homem arremessando os animais ao mar. A Polícia Militar foi acionada e conduziu o suspeito à Central de Flagrantes.
De acordo com o Major Freitas, da 2ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (2ªCipa), Manoel estava visivelmente embriagado e, apesar dos apelos de diversas pessoas para que parasse, continuou com a prática violenta. O delegado Rodrigo Mello informou que o homem foi autuado por maus-tratos a animais, crime que é inafiançável e pode resultar em pena de detenção de seis meses a um ano, além de multa que pode chegar a R$5.000.
Manoel alegou à polícia que estava apenas banhando os filhotes no mar e afirmou ser proprietário de um dos cães, enquanto o outro seria de sua mãe. Contudo, ambos os animais apresentavam ferimentos. O caso levanta preocupações sobre a proteção animal e a necessidade de conscientização sobre maus-tratos, conforme previsto na Lei 9.605/98.