Um homem de 63 anos foi preso em flagrante em Caseiros, na Região Norte do Rio Grande do Sul, após ser acusado de cortar as patas dianteiras de sua cadela. O resgate ocorreu no último sábado, 19, quando a Brigada Militar foi acionada por protetores de animais que receberam denúncias sobre os maus-tratos. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram a cadela caída no pátio, gemendo de dor e sem as patas dianteiras.
A cadela, agora chamada Anja, foi levada para uma clínica veterinária em Ibiraiaras, onde recebeu atendimento. Segundo a veterinária Francieli Sgarbossa, a cadela apresentava ferimentos graves em uma das patas traseiras, que precisou ser amputada, além de lesões no rabo. Anja está se recuperando e deve permanecer internada por pelo menos 15 dias para tratamento e cicatrização.
Imagens do momento dos maus-tratos foram registradas por protetores de animais e utilizadas como evidência. Após a prisão, o homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Lagoa Vermelha e, em seguida, ao Presídio Estadual da mesma cidade, onde teve sua prisão preventiva decretada pela Justiça.