Um homem de 21 anos foi preso preventivamente nesta quarta-feira (30) no Centro-Oeste de Minas Gerais, acusado de extorquir e coagir uma adolescente de 17 anos residente no Rio Grande do Sul. A ação foi realizada em conjunto pelos Ministérios Públicos dos dois estados, com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais.
A prisão é resultado de uma investigação do Núcleo de Prevenção à Violência Extrema (NUPVE) do Ministério Público do Rio Grande do Sul, em colaboração com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e o Gabinete de Segurança e Inteligência (GSI) do Ministério Público de Minas Gerais. Durante a operação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva contra o suspeito.
Segundo informações do Ministério Público mineiro, o homem se aproximou da vítima por meio de redes sociais e, após conquistar sua confiança, passou a exigir que a adolescente se automutilasse, enviasse imagens íntimas e realizasse transferências de dinheiro. O coordenador do Gaeco Regional de Divinópolis, promotor de Justiça Leandro Wili, ressaltou a importância da integração entre os órgãos de segurança no combate a crimes dessa natureza.
Embora a operação tenha ocorrido na região Centro-Oeste de Minas, os nomes dos envolvidos e detalhes sobre os locais exatos da prisão e das buscas não foram divulgados. O caso permanece sob a responsabilidade do Ministério Público do Rio Grande do Sul.