Um homem foi detido nesta sexta-feira (26) após ser identificado como o autor de um ataque a um ônibus na zona sul de São Paulo. O incidente ocorreu na tarde de quinta-feira (25), por volta das 13h, na avenida Cupecê, quando o suspeito arremessou uma pedra de concreto contra o para-brisa do veículo, que estava parado em um semáforo. As imagens de câmeras de segurança registraram o momento exato do ataque, que resultou no estilhaçamento do vidro.
A Polícia Civil, após analisar as gravações, localizou e prendeu o homem, que foi encaminhado ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC). As imagens do sistema de monitoramento Smart Sampa foram fundamentais para a investigação, mostrando o suspeito quebrando um pedaço de piso da calçada antes de lançar o objeto contra o ônibus e fugir do local.
Esse ataque se insere em um contexto alarmante de violência contra o transporte público, com mais de 800 incidentes registrados na capital e região metropolitana desde junho. A SPTrans informou que quase 550 ônibus foram depredados apenas na cidade de São Paulo, gerando um clima de insegurança entre motoristas e passageiros, que relatam medo para realizar suas atividades diárias.