Um homem de 49 anos foi preso em flagrante na Avenida Rio Branco, em São Paulo, neste domingo (27), após atacar um ônibus. Este incidente se insere em uma série de ataques a ônibus que vêm ocorrendo na capital paulista e em sua região metropolitana desde junho deste ano. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), 854 ônibus foram depredados até o momento, sendo 550 municipais e 291 intermunicipais, e 20 suspeitos já foram detidos por envolvimento nesses atos de vandalismo.
As autoridades estão investigando as motivações por trás desses ataques, que ocorrem em horários e locais variados, dificultando a previsão e prevenção. Em resposta à situação, a Polícia Militar intensificou o policiamento em áreas e horários críticos para tentar conter os incidentes. As investigações estão sendo realizadas em conjunto com o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e o Departamento de Crimes Cibernéticos (DC Cyber), além de outras forças de segurança.
Uma das linhas de investigação considera a possibilidade de envolvimento de facções criminosas, bem como questões relacionadas a contratos de empresas de ônibus com a Prefeitura de São Paulo. A continuidade dos ataques levanta preocupações sobre a segurança no transporte público da cidade, e as autoridades buscam soluções para mitigar esses atos de vandalismo.