Um homem de 49 anos foi detido em flagrante na Avenida Rio Branco, em São Paulo, neste domingo (27), após atacar um ônibus. O incidente se insere em uma série de ataques a veículos de transporte público que vêm ocorrendo na capital e região metropolitana desde junho deste ano. Até o momento, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) contabiliza 854 ônibus depredados, sendo 550 municipais e 291 intermunicipais, com 20 suspeitos já presos por envolvimento nos atos de vandalismo.
As autoridades estão investigando as motivações por trás desses ataques, que ocorrem em horários e locais variados, dificultando a previsão e prevenção. Em resposta à crescente onda de violência, a Polícia Militar intensificou o policiamento em áreas e horários críticos. As investigações estão sendo conduzidas em colaboração com o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e o Departamento de Crimes Cibernéticos (DC Cyber).
Uma das linhas de investigação sugere a possibilidade de envolvimento de facções criminosas e questões relacionadas a contratos de empresas de ônibus com a Prefeitura de São Paulo. As autoridades permanecem atentas à situação, buscando soluções para garantir a segurança dos usuários do transporte público na cidade.