Um homem de 29 anos foi preso em flagrante na noite de sexta-feira (18 de julho de 2025) por arremessar uma pedra contra um ônibus na avenida Nossa Senhora do Sabará, na Vila Arriete, zona sul de São Paulo. A prisão ocorreu por volta das 22h40, marcando a décima detenção relacionada a ataques a coletivos na capital paulista.
De acordo com a Guarda Civil Metropolitana (GCM), uma viatura realizava patrulhamento na área quando recebeu um alerta sobre o ataque. Os guardas conseguiram localizar o suspeito, que tentou fugir, mas foi capturado sem que houvesse feridos na ocorrência. Após a detenção, o homem foi encaminhado ao 98º Distrito Policial, no Jardim Miriam.
Desde o dia 12 de junho, a capital paulista já registrou 520 ataques a ônibus, com 25 novos casos contabilizados entre a noite de quinta-feira (17) e a madrugada de sexta-feira (18). A 6ª Seccional da zona sul é a mais afetada, com 66 ocorrências, seguida pela 3ª Seccional da zona oeste, com 65. A avenida Cupecê é a via com o maior número de ataques, totalizando 20 casos.
As autoridades estão investigando as motivações por trás desses ataques, que podem estar relacionados a disputas entre empresas de transporte público e desafios promovidos pela internet. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) reforçou a importância de que as empresas formalizem boletins de ocorrência para auxiliar nas investigações.