O Coordenador Nacional de Segurança e Contraterrorismo da Holanda divulgou um relatório que classifica Israel como uma ameaça ao país, destacando tentativas de influenciar a opinião pública e política. O documento, intitulado 'Avaliação de Ameaças por Atores Estatais', revela que Israel teria enviado um material do Ministério da Diáspora e Combate ao Antissemitismo a políticos e jornalistas holandeses, abordando questões relacionadas a uma partida de futebol entre Ajax e Maccabi Tel Aviv, ocorrida em novembro de 2024.
Os ministros holandeses da Justiça e Segurança e das Relações Exteriores consideraram a abordagem israelense como 'incomum e indesejável', alertando para os riscos de intimidação ou ataques às pessoas mencionadas no relatório. Este é o primeiro registro oficial da Holanda incluindo Israel na lista de Estados que representam uma ameaça à segurança nacional.
Além disso, o relatório também destaca as ameaças dos Estados Unidos e de Israel contra o Tribunal Penal Internacional e o Tribunal Internacional de Justiça, mencionando que sanções foram impostas a um procurador-chefe devido a mandados de prisão contra o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e o ex-ministro da Defesa, Yoav Gallant. O documento alerta que a segurança nacional da Holanda pode ser comprometida caso informações dos tribunais, localizados em seu território, sejam vazadas para outros países.