O programa DR com Demori, apresentado por Leandro Demori, receberá o historiador e escritor João Cezar de Castro nesta terça-feira (22), às 23h, na TV Brasil. A conversa abordará as contradições e mudanças da extrema-direita, destacando as diferenças entre o fascismo do século 20 e o atual cenário político, especialmente o impacto das redes sociais.
Durante a entrevista, Castro argumenta que a evolução dos mecanismos da extrema-direita está intimamente ligada ao uso das novas tecnologias. Ele ressalta que a crise de 2008 nos Estados Unidos foi um fator crucial para o avanço desse movimento, que se alimenta da sensação de vulnerabilidade das pessoas. "A retórica do ódio é eficaz, embora produza um efeito grosseiro", afirma o historiador.
Castro também discute a ideia de que a extrema-direita cria inimigos imaginários e transfere para a política as regras da economia de tensão, enfatizando a monetização como um aspecto central dessa dinâmica. O programa, que também está disponível no Youtube e no aplicativo TV Brasil Play, será transmitido simultaneamente em áudio pela Rádio MEC e em formato de podcast no Spotify.