A Heineken, uma das maiores cervejarias do Brasil, anunciou que suas marcas Praya, Mamba Water e Baer-Mate estão impulsionando um crescimento significativo em sua nova unidade de negócios focada em sustentabilidade. Desde 2024, a companhia já faturou R$ 265 milhões com iniciativas de impacto, que visam não apenas a lucratividade, mas também a responsabilidade social e ambiental. O investimento de R$ 150 milhões na criação do 'Heineken Spin' reflete a intenção da empresa de evitar gastos excessivos nos próximos anos, enquanto promove práticas sustentáveis.
O diretor da Heineken Spin, Rafael Rizzi, destacou que as marcas são o principal motor de crescimento da unidade, uma vez que estão alinhadas ao core business da cervejaria. O portfólio inclui a cerveja Praya, a água enlatada Mamba Water e o chá mate gaseificado Baer-Mate, que foram incorporados à Heineken através de uma parceria com a Better Drinks, focada em princípios de ESG (ambiental, social e governança).
Desde a integração, a produção das bebidas da Better Drinks quadruplicou, e a distribuição comercial saltou de 10 mil para 60 mil pontos de venda em apenas um ano. A Mamba Water, por exemplo, utiliza embalagens de alumínio recicláveis e, para cada lata vendida, doa 1 litro de água potável a comunidades carentes, demonstrando o compromisso da marca com a sustentabilidade e a responsabilidade social.
Além de gerar receita, a Heineken busca soluções que abordem problemas sociais e ambientais sem demandar investimentos adicionais. A empresa também se comprometeu a plantar 200 mil mudas nativas da Mata Atlântica para garantir a recarga hídrica e compensar suas emissões de carbono, prevendo uma economia de R$ 53 milhões ao longo dos próximos anos.