Goiânia – O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) emitiu um alerta aos pais sobre os perigos de acidentes domésticos com crianças durante as férias escolares. Quedas, fraturas, queimaduras e intoxicações são as ocorrências mais frequentes nesta época, conforme destacou a gerente médica de atendimento, Ingrid Araújo. Ela enfatizou que o aumento da atividade das crianças em casa pode resultar em acidentes se não houver supervisão adequada.
No ano passado, em julho, os acidentes domésticos representaram quase 15% dos atendimentos no Hecad, com 330 casos relacionados a fraturas, traumas e quedas. Além disso, foram registrados dois atendimentos por queimaduras e oito por intoxicações. Apesar de o período de férias deste ano estar apenas começando, o hospital já observa um aumento nos registros de acidentes.
Para prevenir esses incidentes, o Hecad recomenda que os pais evitem que as crianças tenham acesso à cozinha e sugere o uso das bocas de trás do fogão, além de manter os cabos das panelas voltados para dentro. Também é importante proteger tomadas e móveis pontiagudos, além de armazenar produtos de limpeza e medicamentos em armários trancados. A segurança em áreas com água, como piscinas e banheiras, deve ser redobrada, com supervisão constante para evitar afogamentos.
Em caso de acidente, os responsáveis devem levar a criança imediatamente a uma unidade de saúde ou contatar o Corpo de Bombeiros pelo número 193. O Hecad está preparado para atender crianças de 0 a 14 anos em situações de urgência e emergência, enquanto casos de afogamento são encaminhados ao Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol).