O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em Goiânia, emitiu um alerta aos pais sobre o aumento de acidentes domésticos com crianças durante as férias escolares. Com o lazer em alta, o hospital registrou uma tendência crescente de atendimentos relacionados a quedas, fraturas, queimaduras e intoxicações. A gerente médica de atendimento, Ingrid Araújo, destacou que a supervisão constante de um adulto é fundamental para prevenir esses incidentes.
Em julho do ano passado, os acidentes domésticos representaram quase 15% dos atendimentos no Hecad, com 330 casos de fraturas e traumas, além de registros de queimaduras e intoxicações. A equipe médica já observa um aumento nos casos neste início de férias, reforçando a necessidade de cuidados redobrados em casa.
Entre as recomendações, o hospital sugere evitar o acesso das crianças à cozinha e proteger tomadas e móveis pontiagudos. Além disso, é crucial cercar áreas de piscina e supervisionar o uso de baldes e banheiras. Em caso de acidente, os responsáveis devem levar a criança imediatamente a uma unidade de saúde ou contatar o Corpo de Bombeiros pelo número 193. O Hecad atende crianças de 0 a 14 anos em situações de urgência e emergência, e o Ciatox GO oferece orientações sobre intoxicações 24 horas pelo telefone 0800 646 4350.