O governador do Havaí, Josh Green, decretou estado de emergência nesta terça-feira (29) em resposta à ameaça de um tsunami, após um terremoto de magnitude 8,8 na península de Kamchatka, na Rússia. Green convocou a população a evacuar as zonas costeiras, enfatizando a gravidade da situação em uma postagem na rede social X. "Assinei uma proclamação de emergência, e os Centros de Operações de Emergência estão totalmente ativados. Por favor, levem esta situação a sério", alertou o governador.
Em coletiva de imprensa, Green reiterou a necessidade de evacuação imediata das áreas costeiras, destacando que a advertência é a mais severa possível. "Esta é uma advertência, o que significa que devemos evacuar as zonas costeiras imediatamente", afirmou, prevendo inundações em todas as ilhas após a chegada das ondas. O primeiro impacto do tsunami é esperado para às 19h10, horário local, o que corresponde a 2h10 de Brasília.
O Escritório Nacional de Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) emitiu um alerta de tsunami para todo o Havaí e para as Ilhas Aleutas, no Alasca. Além disso, um alerta laranja foi lançado para a costa oeste dos Estados Unidos e Canadá, indicando um alto risco de tsunamis. A evacuação já causou engarrafamentos em várias ilhas, conforme mostram vídeos nas redes sociais.