O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reunirá nesta quarta-feira (30) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir a sobretaxa de 50% imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. A confirmação foi feita pelo ministro durante uma coletiva de imprensa na entrada do Ministério da Fazenda, em Brasília. Haddad destacou que as negociações com o governo norte-americano continuam, mas ainda não há um consenso sobre a tarifa, que entrará em vigor em 1º de agosto.
O ministro mencionou que já estabeleceu contato com o secretário do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, que atualmente está na Europa. Haddad afirmou que a assessoria de Bessent pediu paciência devido às missões do secretário, mas indicou que uma nova conversa poderá ocorrer assim que ele retornar aos EUA. Ao ser questionado sobre uma possível viagem aos Estados Unidos para tratar do assunto pessoalmente, Haddad não descartou a ideia, mas condicionou a visita à existência de uma agenda formal por parte das autoridades norte-americanas.
Paralelamente, uma comitiva de senadores brasileiros está em Washington, participando de reuniões na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos e no Congresso americano, onde apresentam dados que ressaltam a importância da parceria comercial entre os dois países. O vice-presidente Geraldo Alckmin também se envolveu nas negociações, participando de uma videoconferência com um representante do Departamento de Estado dos EUA, o que foi considerado um avanço positivo pelo governo brasileiro.