O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (24) que a família Bolsonaro e seus aliados devem permitir que o governo federal inicie negociações com os Estados Unidos sobre as tarifas de 50% anunciadas pelo presidente Donald Trump. Em entrevista à Rádio Itatiaia, Haddad enfatizou que a obstrução política por parte de figuras ligadas à extrema direita tem dificultado essas tratativas.
Haddad fez um apelo para que os apoiadores da família Bolsonaro se afastem do caminho, permitindo que o governo brasileiro possa reestabelecer um canal de diálogo com os EUA. "Vocês perderam a eleição, saiam do caminho e deixem o governo negociar", declarou o ministro, ressaltando que a disposição para a negociação sempre esteve presente.
O ministro também criticou a atuação de aliados bolsonaristas nos Estados Unidos, comparando-a a episódios históricos de traição à pátria. Segundo ele, a interferência de certos personagens tem impedido que o Brasil participe de mesas de negociação, o que, segundo Haddad, é uma situação sem precedentes na história do país.