O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou a importância da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que restabeleceu parcialmente a eficácia do decreto presidencial sobre o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira, 16, Haddad afirmou que a medida é crucial para fechar brechas de evasão e sonegação fiscal, contribuindo para a consistência das contas públicas.
Haddad comentou sobre a derrubada de um trecho do decreto que tratava do risco sacado, considerando a decisão de Moraes 'legítima'. O ministro reconheceu a sensibilidade do magistrado em relação à controvérsia e enfatizou a importância da Justiça em avaliar os argumentos apresentados.
Além disso, o titular da Fazenda elogiou o trabalho de conciliação entre os Poderes realizado por Moraes, ressaltando a sobriedade com que o assunto foi tratado. Haddad reafirmou a confiança do governo de que o decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em conformidade com a Constituição Federal.