O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, enfatizou neste sábado (5) o compromisso do Brasil com a previsibilidade econômica em meio a incertezas globais, durante a abertura da reunião ministerial de finanças do Brics, realizada no Rio de Janeiro. O encontro é coordenado por Haddad e pelo presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e ocorre a portas fechadas.
Em seu discurso, Haddad afirmou que, em colaboração com os países do Brics, o Brasil busca se firmar como um ‘porto seguro’ em um cenário internacional instável. Ele destacou a resiliência das instituições brasileiras e o desempenho positivo da economia nacional, mesmo diante de desafios globais, ressaltando o desenvolvimento da indústria alinhado a princípios de responsabilidade social e ambiental.
O ministro também abordou a necessidade de reformas nos sistemas monetário e financeiro global, afirmando que o Brasil está empenhado em facilitar o comércio e investimento entre os membros do Brics. Além disso, ele mencionou avanços em discussões sobre parcerias público-privadas e tributação de altas rendas, além de inovações para a transformação ecológica, como a proposta da Tropical Forest Forever Facility (TFFF), que pode ser anunciada na COP-30 em novembro em Belém (PA).
Haddad concluiu seu discurso pedindo o comprometimento das autoridades presentes para a concretização de objetivos históricos, incluindo a mobilização de finanças públicas e privadas para garantir segurança alimentar e oportunidades econômicas para todos.