O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (24) que o Brasil enfrenta uma situação única em relação a outros países que firmaram acordos comerciais com os Estados Unidos, como Filipinas, Japão e Indonésia. Durante entrevista à Rádio Itatiaia, Haddad destacou que cerca de 20% a 25% da população brasileira adere a uma ideologia que atua contra os interesses nacionais, o que dificulta as negociações internacionais.
A declaração do ministro ocorre em meio a um anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que impôs uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros exportados para os EUA, a ser implementada a partir de 1º de agosto. Trump justificou a medida afirmando que se refere a países cuja relação com os EUA não tem sido favorável, mencionando especificamente o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Haddad criticou a atuação de aliados de Bolsonaro nos Estados Unidos, que, segundo ele, estariam conspirando para obstruir as conversas e negociações entre os dois países. O ministro ressaltou que, ao contrário do Brasil, outras nações não enfrentam forças internas que comprometam seus interesses nas tratativas comerciais, o que torna a situação brasileira “paradoxal”.