O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quarta-feira (23) que o plano de contingência do Brasil em resposta ao aumento tarifário imposto pelos Estados Unidos está finalizado e será apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em breve. Haddad ressaltou a complexidade da situação e a necessidade de ações para mitigar os impactos econômicos no país. As declarações foram feitas em frente ao Ministério da Fazenda.
Antes de ser submetido ao Palácio do Planalto, o plano passará pela análise do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, que coordena a resposta brasileira ao aumento das tarifas. Haddad destacou a importância dessa revisão para garantir uma resposta eficaz.
O ministro também mencionou que o governo brasileiro tem mantido diálogos com a equipe técnica da Casa Branca, embora as informações estejam concentradas em Washington. Alckmin está em contato com secretários americanos, enquanto Haddad tem conversado com a equipe do Tesouro dos EUA, embora ainda não tenha se reunido com o secretário do Tesouro.