O Rio Guaíba atingiu 3,01 metros na manhã desta quarta-feira (25) na região do Cais Mauá, em Porto Alegre, superando a cota de inundação de 3 metros, segundo o Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS). Próximo à Usina do Gasômetro, o nível chegou a 3,44 metros, recuando ligeiramente para 3,43 metros às 9h, abaixo da cota de inundação de 3,60 metros para aquele ponto. Apesar do transbordamento no Cais Mauá, até o momento não há registros de alagamentos significativos ou danos estruturais na região central da capital gaúcha.
Esse aumento no nível do Guaíba é resultado do intenso volume de chuvas que atingiu os vales do Taquari e do Caí nos últimos três dias. O escoamento dessas chuvas em direção ao rio contribuiu para a elevação do nível da água. A Defesa Civil estadual prevê a possibilidade de novas elevações nas próximas 24 horas, influenciadas também pela mudança prevista na direção dos ventos a partir da madrugada de quinta-feira. A prefeitura de Porto Alegre já havia implementado medidas preventivas em 20 de outubro, após um evento similar, incluindo a revisão do sistema de proteção contra cheias e o monitoramento constante dos níveis do rio em pontos estratégicos da cidade.
As autoridades monitoram atentamente a situação e estão preparadas para atuar em caso de necessidade. A Defesa Civil mantém equipes em alerta e reforça a importância de a população evitar áreas de risco. A previsão meteorológica para os próximos dias será crucial para determinar a extensão das cheias e as medidas necessárias para mitigar os impactos. A experiência do evento anterior permitirá uma resposta mais eficiente, caso o nível do rio continue a subir. A longo prazo, a prefeitura de Porto Alegre avaliará a necessidade de investimentos adicionais em infraestrutura para prevenir eventos futuros de inundação no Guaíba.