O grupo Tristão, um dos principais exportadores de café do Brasil, anunciou planos para construir um armazém com capacidade para 1 milhão de sacas de café, próximo ao novo porto Imetame, em Aracruz, Espírito Santo. A expectativa é que a nova estrutura melhore a logística de exportação e aproveite incentivos fiscais da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O novo porto deve iniciar operações em 2027.
Atualmente, o Espírito Santo é o terceiro maior produtor de café do mundo, atrás apenas do Brasil e do Vietnã, com uma produção estimada de 16,4 milhões de sacas, segundo a Conab. No entanto, o presidente do grupo Tristão, Sérgio Tristão, acredita que o estado pode superar a produção do Vietnã em cinco anos, devido ao aumento das áreas cultivadas e ao uso de tecnologias avançadas.
O grupo já possui um armazém na Grande Vitória, mas enfrenta desafios logísticos, pois as exportações são realizadas por portos distantes. Com a construção do novo armazém, a empresa espera otimizar o processo e reduzir custos. O plano para o novo armazém deve ser finalizado até o final deste semestre, com investimentos iniciando em 2026, em um modelo de construção modular para se adaptar às condições econômicas atuais.