O Grupo Harburg, liderado pelo investidor norte-americano Ben Harburg, adquiriu 100% do Al Kholood, equipe da Saudi Pro League (SPL), em uma transação finalizada na sexta-feira, 25 de julho de 2025. Com essa aquisição, o grupo se torna o primeiro proprietário estrangeiro na principal divisão do futebol saudita. A negociação foi intermediada pelo Ministério do Esporte da Arábia Saudita e pelo Centro Nacional Saudita de Privatização.
O Al Kholood terminou a última temporada na 9ª posição entre 18 equipes da SPL, mas os detalhes financeiros da transação não foram divulgados. Essa privatização faz parte de uma estratégia mais ampla da Arábia Saudita para desenvolver seu campeonato nacional e aumentar a competitividade global, permitindo que os clubes operem de forma independente, sem depender de recursos estatais.
Além do Al Kholood, outros clubes de divisões inferiores também passaram por processos semelhantes de privatização, como o Al Zulfi, que foi transferido para a Nojoom Alsalam Company, e o Al Ansar, agora sob controle da Abasco. O Grupo Harburg já possuía 6,5% do Cádiz, clube da segunda divisão espanhola, e agora controla integralmente o Al Kholood.
A Saudi Pro League visa aumentar sua receita anual para US$ 480 milhões até 2030. Os quatro clubes principais, Al-Hilal, Al-Nassr, Al-Ahli e Al-Ittihad, controlados pelo Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita, investiram coletivamente 1 bilhão de libras (aproximadamente US$ 1,3 bilhão) em contratações de jogadores de ligas europeias, incluindo a notável transferência do português Cristiano Ronaldo para o Al Nassr. Novos proprietários de outros clubes em processo de privatização devem ser anunciados nas próximas semanas, com a expectativa de que a maioria das equipes da SPL tenha propriedade privada nos próximos anos.