Um grupo de 31 jovens católicos de Porto Velho enfrentou um prejuízo de R$ 558 mil após a agência Kairós Viagens e Peregrinações cancelar uma viagem para Roma, programada para o dia 26 de julho. Os jovens, que economizaram por mais de um ano para participar do Jubileu da Juventude, um encontro internacional com o papa, investiram, em média, R$ 18 mil cada um no pacote, que incluía hospedagem e um roteiro de peregrinação religiosa.
O líder do grupo, Eris Fernando, relatou em um vídeo nas redes sociais que os jovens se dedicaram a arrecadar fundos por meio de vendas de alimentos e eventos na comunidade. No entanto, na última sexta-feira (5), foram informados sobre o cancelamento da viagem, o que gerou frustração e desespero entre os participantes.
A Kairós Viagens e Peregrinações, com sede em Franca (SP), justificou o cancelamento alegando dificuldades financeiras agravadas pela pandemia de Covid-19 e instabilidades em regiões de conflito, como Israel. A empresa informou que o valor pago pelos jovens foi bloqueado por um credor, impossibilitando a realização da viagem e, até o momento, não possui um plano concreto para ressarcir os clientes, mas busca alternativas para compensar os prejuízos.