O governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (4) a detecção de novos casos de gripe aviária (influenza aviária de alta patogenicidade) em três aves silvestres da espécie Irerê, no Parque do Ibirapuera, localizado na Zona Sul da capital paulista. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) confirmou que as aves não são residentes do parque e, até o momento, não há registros da doença em humanos.
Os casos foram identificados pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária e a SAA assegurou que não há risco para a população, nem necessidade de interdição do espaço. Em nota, a gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) informou que as aves encontradas não têm relação com granjas comerciais e que o consumo de carne de aves e ovos permanece seguro.
Em resposta à situação, a Defesa Agropecuária, em parceria com a direção do parque e a Prefeitura, intensificará as atividades de educação sanitária no local, visando conscientizar a população sobre os cuidados necessários para evitar a propagação da doença. A SAA destacou que a maioria das aves silvestres, especialmente as aquáticas, são reservatórios do vírus, mas não representam risco direto à saúde pública.