Nesta quarta-feira (23), às 21h30, o Grêmio recebe o Alianza Lima, do Peru, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, para o jogo de volta dos playoffs da Copa Sul-Americana. Após uma derrota por 2 a 0 na partida de ida, o Tricolor Gaúcho precisa vencer por pelo menos três gols de diferença para avançar às quartas de final. Uma vitória por dois gols levará a disputa para os pênaltis.
O técnico Mano Menezes promete um time mais ofensivo em relação ao último jogo, um empate em 1 a 1 com o Vasco da Gama pelo Campeonato Brasileiro. A provável escalação conta com Tiago Volpi; Gustavo Martins, Wagner Leonardo, Kannemann e Marlon; Dodi e Alex Santana (ou Villasanti); Alysson, Cristaldo e Cristian Olivera; Braithwaite. A presença de Cristaldo no time titular é uma das mudanças esperadas.
No departamento médico, o Grêmio ainda conta com os laterais direitos João Pedro e João Lucas, o zagueiro Rodrigo Ely, o volante Cuéllar e os meias Nathan e Monsalve fora de combate. Além disso, o clube está ativo no mercado, negociando com o lateral direito Mayke, do Palmeiras, o zagueiro paraguaio Balbuena, e o centroavante Carlos Vinícius, que está livre após deixar o Fulham, da Inglaterra.
No mesmo dia, o time sub-20 do Grêmio enfrenta o Vasco, no Rio de Janeiro, às 15h, em uma partida crucial para evitar o rebaixamento no Campeonato Brasileiro da categoria. As Gurias Gremistas também se preparam para o segundo semestre, com a estreia no Campeonato Gaúcho e na Copa do Brasil marcada para agosto.