O apresentador Gregg Wallace, conhecido por seu papel no programa MasterChef do Reino Unido, foi demitido após um relatório que revelou 83 denúncias de abusos contra ele, abrangendo um período de 19 anos, de 2005 a 2024. A BBC reportou que, das alegações, ao menos 45 foram confirmadas, incluindo casos de contato físico indesejado e nudez. As acusações também envolvem linguagem e humor sexual inapropriados, além de comentários culturalmente insensíveis e racistas.
A investigação foi conduzida por um escritório de advocacia independente, a pedido da Banijay, produtora do reality show, após uma reportagem da BBC News trazer à tona as denúncias. Durante o inquérito, Wallace foi diagnosticado com autismo, o que ele tentou usar para justificar parte de seu comportamento, gerando críticas de instituições que apoiam pessoas com deficiência.
Em declarações ao portal, Wallace expressou que nunca teve a intenção de prejudicar ou humilhar ninguém e que se sente "profundamente arrependido por qualquer sofrimento" causado. Ex-participantes do MasterChef relataram experiências de assédio, incluindo uma que afirmou que ele chegou a baixar a calça na frente dela e outra que mencionou insinuações sexuais feitas por ele.