Bombeiros lutam contra incêndios florestais em várias regiões da Grécia, incluindo Drosopigi, a 25 km de Atenas, neste sábado. O país enfrenta a terceira onda de calor do verão, com temperaturas previstas de até 44ºC, conforme o serviço de meteorologia local. Explosões foram ouvidas enquanto nuvens de fumaça cobriam o vilarejo, onde fábricas com material inflamável estão localizadas.
Cerca de 65 bombeiros, apoiados por 26 veículos e duas aeronaves, estão mobilizados para combater as chamas. Duas casas foram consumidas pelo fogo, e moradores do vilarejo vizinho de Krioneri foram orientados a evacuar em direção à capital. Na ilha de Evia, 115 bombeiros e 24 veículos também foram enviados para enfrentar incêndios, com o apoio de seis aeronaves e sete helicópteros, embora ventos fortes estejam dificultando os esforços.
Além de Evia, vilarejos em Kythera e Messinia também foram esvaziados devido ao risco de incêndios. As autoridades emitiram alertas máximos para várias regiões do país, que enfrentam condições de seca e altas temperaturas. Os incêndios florestais têm se tornado mais frequentes e destrutivos na Grécia, um fenômeno exacerbado pelas mudanças climáticas, especialmente durante a alta temporada de turismo, que começou em julho.