A partir do próximo sábado, 5 de novembro, cerca de 330 mil famílias mineiras terão gratuidade na tarifa de energia elétrica, conforme anunciado pelo governo federal. A medida, que se aplica aos clientes da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) que consomem até 80 quilowatts-hora (kWh) mensais e já são beneficiários da Tarifa Social, visa aliviar os custos com a conta de luz para as famílias de baixa renda.
De acordo com a Cemig, além da gratuidade, mais de um milhão de clientes que se enquadram no programa pagarão apenas pelo consumo que exceder o limite estabelecido. A empresa informou que a concessão do benefício será feita automaticamente, sem a necessidade de que os clientes procurem a companhia para solicitar a isenção.
Os beneficiários, no entanto, deverão arcar apenas com a contribuição para a iluminação pública, que varia de acordo com cada município, além de eventuais encargos por atraso no pagamento. A Cemig ressalta a importância da atualização cadastral para que as famílias não percam o direito ao benefício, que é destinado a consumidores cadastrados em programas sociais do governo federal, como o CadÚnico e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).