O Ministério da Educação (MEC) anunciou a abertura das inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2025, que ocorrerão de 14 a 18 de julho. Os interessados devem acessar a página do programa até às 23h59 do dia 18 para garantir sua participação. O resultado da chamada única será divulgado no dia 29 de julho, com mais de 112 mil vagas disponíveis para o ano letivo.
O Fies é um programa que oferece financiamento para estudantes de instituições de ensino superior privadas, permitindo que utilizem a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para solicitar o financiamento das mensalidades. Diferente do Prouni, o Fies não concede bolsas de estudo, mas sim empréstimos que devem ser pagos após a conclusão do curso, de acordo com a renda do estudante.
Os candidatos devem ter participado do Enem a partir de 2010, ter alcançado uma média mínima de 450 pontos nas provas e uma nota superior a zero na redação, além de uma renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos. O programa também conta com uma modalidade social, que oferece condições especiais de financiamento para alunos de baixa renda, reservando 50% das vagas para essa categoria. A lista de espera será formada automaticamente para aqueles que não forem aprovados na chamada única, com convocação de 5 de agosto a 19 de setembro.