O vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, afirmou que o governo federal não demonstra preocupação significativa com as investigações anunciadas pelos Estados Unidos sobre a economia brasileira, incluindo o sistema de pagamentos PIX. Durante coletiva de imprensa após reuniões com o setor produtivo em 16 de agosto, Alckmin destacou que o governo está preparado para responder às questões levantadas, reiterando que essa não é a primeira vez que o Brasil enfrenta tais investigações.
Alckmin enfatizou que a prioridade do Executivo é reverter as tarifas de 50% sobre as exportações brasileiras, que devem entrar em vigor em 1º de agosto. "A questão tarifária precisa ser resolvida, pois não se justifica nesse patamar", afirmou o vice-presidente.
Em relação às preocupações levantadas pelos EUA, Alckmin defendeu o PIX como um modelo de pagamento bem-sucedido e destacou os esforços do Brasil para combater o desmatamento, com a meta de zerar o problema. Ele também mencionou a redução no tempo para registro de patentes no país, que caiu de sete para quatro anos, com expectativa de chegar a dois anos até o final de 2024.