O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está implementando uma mudança no slogan oficial, visando marcar uma nova fase de seu terceiro mandato e tentar recuperar a popularidade. Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, o atual mote "União e Reconstrução" será substituído por uma mensagem com viés nacionalista, enfatizando que o governo "tem lado" e prioriza o enfrentamento a privilégios e desigualdades sociais.
A nova comunicação, que está sendo coordenada pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação (Secom), Sidônio Palmeira, com o apoio direto de Lula, pretende destacar que "combater privilégios significa abrir espaço para que mais gente prospere". Além disso, o governo passará a valorizar iniciativas já em andamento, como crédito para reformas de casas e apoio a microempreendedores, com foco também na classe média.
A mudança no slogan foi acelerada após a crise envolvendo o aumento da alíquota do IOF e a derrubada da medida por partidos aliados no Congresso, o que evidenciou o desgaste nas relações de Lula com o Legislativo. Em resposta a essa situação, o PT lançou uma campanha nas redes sociais com o slogan "BBB: Bilionários, Bancos e Bets", visando criticar a contribuição dos mais ricos para a arrecadação.
Com a comunicação do governo enfrentando diversas crises nos últimos meses, Sidônio Palmeira busca elevar a popularidade do governo, que tem enfrentado desafios, especialmente no Nordeste e entre os mais pobres. A expectativa é que o novo slogan comece a ser utilizado em breve, enquanto o governo tenta consolidar sua identidade em meio a uma coalizão com interesses divergentes.