O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta segunda-feira (28) que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva está preparando medidas para antecipar os efeitos da reforma tributária do consumo. A declaração foi feita durante o lançamento da sanção da lei que regulamenta o programa Acredita Exportação, que restituirá 3% das receitas de vendas ao exterior de micro e pequenas empresas brasileiras a partir de 1º de agosto.
Haddad destacou que a medida já representa um passo em direção às novas regras da reforma, que devem ser testadas em 2026. A reforma tributária visa a devolução integral dos tributos pagos nas etapas anteriores da cadeia produtiva, simplificando o sistema de cobranças no Brasil por meio da criação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que unificará cinco tributos sobre o consumo.
Durante o evento no Palácio do Planalto, o ministro mencionou que outras ações estão em planejamento para antecipar a reforma em diferentes setores da economia. Ele enfatizou a importância de não se deixar abater por ameaças, referindo-se ao recente aumento de tarifas de importação dos Estados Unidos, que entrará em vigor em 1º de agosto, e reafirmou o compromisso do governo em buscar soluções para o crescimento do Brasil.