O governo federal brasileiro está desenvolvendo um plano de contingência para enfrentar a possível imposição de tarifas mais elevadas pelos Estados Unidos sobre produtos nacionais. A informação foi confirmada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em entrevista à CNN Brasil nesta terça-feira (29). Haddad destacou que o governo está preparado para oferecer socorro às empresas que possam ser severamente impactadas por essas medidas.
Além das ações de emergência, o governo também está considerando medidas estruturantes que visam fortalecer as exportações e diversificar as parcerias comerciais do Brasil. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou a elaboração de um "cardápio" de propostas que abranjam diferentes prazos, incluindo ações de curto, médio e longo prazo.
Haddad enfatizou que o Brasil não pretende retaliar com medidas que possam encarecer insumos e prejudicar a economia interna. Ele também mencionou que o diálogo com os Estados Unidos está em andamento, mas ressaltou que o presidente Lula não deve se submeter a situações desfavoráveis, como ocorreu com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. O ministro ainda acusou a oposição de dificultar as tratativas desde maio, quando o governo começou a trabalhar para evitar a implementação das tarifas propostas por Donald Trump.