O Governo Federal anunciou um investimento de R$ 6 bilhões para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) em todos os estados do Brasil, por meio do Novo PAC Seleções 2. Deste total, R$ 365,9 milhões serão direcionados ao Pará, possibilitando a realização de 1.024 novas obras, aquisição de veículos e equipamentos para a saúde pública no estado.
Com os recursos, o Pará contará com 478 combos de equipamentos para as unidades básicas de saúde (UBSs), que incluirão 392 kits para teleconsulta. Além disso, serão construídas 64 novas UBSs e entregues 22 unidades odontológicas móveis. O programa Agora Tem Especialistas, que visa reduzir o tempo de espera por consultas e exames, será uma das iniciativas beneficiadas por este investimento.
O novo PAC Saúde também prevê a construção de 800 novas UBSs em 95% dos municípios brasileiros, além da instalação de 7 mil salas de teleconsulta e 10 mil UBSs equipadas. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que o programa representa um avanço significativo na dignidade do atendimento à saúde, prometendo acabar com as longas filas de espera que afligem a população.
Além do fortalecimento das UBSs, o investimento inclui a construção de 46 policlínicas em 45 municípios, 130 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e a aquisição de 1.533 novas ambulâncias do SAMU. No Pará, municípios como Bragança, Monte Alegre e Santarém receberão novas policlínicas, enquanto 14 ambulâncias serão destinadas à expansão da frota do SAMU, visando melhorar o atendimento de urgência e emergência em todo o estado.