O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta sexta-feira (11) um aumento na meta de alfabetização de crianças até 2030, com a porcentagem de alunos da rede pública alfabetizados na idade certa subindo de 56% em 2023 para 59,2% em 2024. O indicador, que mede o desempenho das crianças, revelou que 58% dos municípios brasileiros melhoraram seus índices de alfabetização.
O estudo é baseado no Indicador Criança Alfabetizada, que utiliza avaliações realizadas pelos estados dentro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). A partir deste ano, os dados são divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O crescimento de 3,2 pontos percentuais em relação ao ano anterior aproxima o Brasil da meta de 60% prevista para 2024.
O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que a meta de 60% poderia ter sido alcançada se o Rio Grande do Sul não tivesse enfrentado uma queda significativa devido a calamidades climáticas. Para os próximos anos, o MEC estabeleceu metas progressivas, visando 64% de alfabetização em 2025 e 80% até 2030, com o objetivo de garantir que nenhum estado fique abaixo de 80%.
Além do avanço nacional, 18 estados também apresentaram melhorias em seus índices de alfabetização. Os estados com os melhores resultados foram Ceará (85,3%), Goiás (72,7%) e Minas Gerais (72,1%). O cálculo do Indicador Criança Alfabetizada é realizado por meio de testes aplicados a cerca de 2 milhões de alunos, avaliando habilidades básicas de leitura e escrita, com um padrão nacional definido em 743 pontos na escala do Saeb.