O Governo do Piauí divulgou a realização de um concurso público que oferecerá 200 vagas para cargos na Polícia Civil do estado. O anúncio foi feito por meio do Decreto nº 23.950, publicado no Diário Oficial do Estado na quinta-feira, 10 de outubro. As oportunidades são para delegados, investigadores e peritos, com 30 vagas para delegado, 150 para oficial investigador e 20 para perito oficial criminal, incluindo peritos médicos-legistas e odonto-legistas.
De acordo com o secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, a iniciativa visa aumentar a eficiência e agilidade das investigações policiais. "Reforçar o efetivo da Polícia Civil significa garantir mais agilidade nas investigações e melhores condições de trabalho para nossos servidores", afirmou. O concurso também permitirá a formação de um cadastro de reserva com a mesma quantidade de candidatos classificados.
A organização do certame ficará a cargo da Secretaria da Segurança Pública do Piauí, que deverá publicar o edital em até oito meses. O concurso incluirá provas objetivas e, conforme o cargo, poderá ter provas de títulos, exames físicos e avaliações psicotécnicas, seguindo critérios técnicos e legais estabelecidos pela SSP-PI.