O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), anunciou a conclusão da obra no Canal da Passagem José Leal Martins, localizado no bairro do Marco, em Belém. A iniciativa faz parte do projeto de macrodrenagem da Bacia do Tucunduba e é um legado da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), visando melhorar a qualidade de vida da população local.
O secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral, destacou a importância da obra, que representa mais infraestrutura e dignidade para os moradores do bairro. A intervenção abrange a retificação de 143 metros do canal, além da pavimentação asfáltica das ruas adjacentes. Também foram implantadas novas redes de abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem pluvial.
A obra inclui ainda a construção de uma ponte, uma passarela e a urbanização viária da região. O projeto de macrodrenagem contempla outros três canais no bairro do Marco, sendo que o Canal Vileta está em fase final, enquanto o Canal União segue em andamento e o Canal Timbó foi entregue em janeiro.
Desde 2019, o Governo do Estado tem investido na requalificação de 17 canais em Belém, com 13 deles sendo legados da COP30. As intervenções visam prevenir alagamentos e beneficiar mais de 500 mil pessoas na capital paraense, com foco nas Bacias do Tucunduba, Murutucu, Tamandaré e Una.