Na tarde desta quarta-feira (16), o Governo do Pará inaugurou as obras dos canais da Vileta e Leal Martins, localizados no bairro do Marco, como parte do maior programa de macrodrenagem da história de Belém. As intervenções visam beneficiar mais de 300 mil moradores da Bacia do Tucunduba, contribuindo para a prevenção de alagamentos e melhoria da infraestrutura urbana na região.
O secretário de Estado de Obras Públicas, Ruy Cabral, destacou a importância das obras, que não apenas enfrentam os problemas de alagamento, mas também promovem a dignidade e qualidade de vida da população. As intervenções na Travessa da Vileta incluíram a retificação de 400 metros do canal, além da instalação de novas redes de abastecimento de água, esgoto e drenagem pluvial, complementadas pela construção de uma ponte e quatro passarelas.
No Canal da Leal Martins, foram reconstruídos 143 metros de leito, com asfaltamento das ruas adjacentes e a implementação de infraestrutura de água e esgoto. As obras no bairro do Marco também englobam os canais União, que estão em andamento, e Timbó, já entregues, todos com investimentos do Governo do Pará em parceria com o Governo Federal e o BNDES.
Desde 2019, o governo estadual já requalificou 17 canais na capital, dos quais 13 são legados da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), programada para ocorrer em Belém em novembro de 2025. As ações visam beneficiar mais de 500 mil pessoas, garantindo infraestrutura urbana e prevenção de alagamentos, essenciais para a qualidade de vida na cidade.