Nesta quinta-feira, 10, o governo de São Paulo apresentou o primeiro trem da Linha 6-Laranja do Metrô, que conectará as zonas norte e oeste ao centro da capital paulista. A cerimônia de entrega ocorreu no Pátio Morro Grande, localizado na zona norte da cidade. A nova linha é projetada para atender mais de 630 mil passageiros diariamente.
Serão 22 composições, cada uma com seis carros, com capacidade para transportar até 2.044 passageiros. Os trens, fabricados em aço inoxidável, têm a capacidade de atingir velocidades de até 90 km/h e possuem uma durabilidade estimada em mais de 40 anos, sendo mais leves do que os modelos anteriores em aço carbono.
A inauguração parcial da Linha 6 está prevista para o final de 2026, abrangendo o trecho entre Brasilândia e Perdizes, enquanto o restante até a Estação São Joaquim deve ser concluído em 2027. Durante coletiva de imprensa, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que não há atrasos no cronograma e destacou que 19 km de trilhos já foram instalados ao longo dos 15,3 km de extensão da linha, que contará com 15 estações.
A Linha 6-Laranja fará integração com outras três linhas do sistema de transporte da capital: a Linha 1-Azul na Estação São Joaquim, a Linha 4-Amarela na Estação Higienópolis-Mackenzie e a Linha 7-Rubi, que será operada pela TIC Trens a partir de novembro, na Estação Água Branca.