O governo de São Paulo apresentou nesta quinta-feira (10) o primeiro trem da Linha 6-Laranja do Metrô, que conectará as zonas norte e oeste ao centro da capital. A cerimônia de entrega ocorreu no Pátio Morro Grande, localizado na zona norte da cidade. Com um total de 22 composições, cada uma com seis carros, os trens têm capacidade para transportar até 2.044 passageiros, ligando a Brasilândia à Estação São Joaquim, no centro de São Paulo. A expectativa é que a linha atenda mais de 630 mil usuários diariamente.
Os trens, fabricados em aço inoxidável, são mais leves que os modelos anteriores em aço carbono e podem atingir velocidades de até 90 km/h, com uma durabilidade estimada em mais de 40 anos. A Linha 6-Laranja deve ser inaugurada parcialmente até o final de 2026, com o trecho entre Brasilândia e Perdizes, enquanto o restante até São Joaquim está previsto para 2027. Durante coletiva de imprensa, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) reafirmou os prazos estabelecidos e negou a existência de atrasos na obra.
Atualmente, 19 km de trilhos já foram instalados ao longo dos 15,3 km de extensão da linha, que contará com 15 estações. A Linha 6 fará integração com outras três linhas do sistema metroviário: a Linha 1-Azul na Estação São Joaquim, a Linha 4-Amarela na Estação Higienópolis-Mackenzie e os trens suburbanos da Linha 7-Rubi na Estação Água Branca, que serão assumidos pela TIC Trens em novembro deste ano.