O Governo de Santa Catarina intensificou, desde 2023, o recolhimento de materiais inservíveis nas escolas estaduais, com o objetivo de manter os ambientes organizados e propícios para a aprendizagem. Em junho, a Secretaria de Estado da Educação (SED) realizou a retirada de 103 caminhões desses materiais em unidades escolares de todas as regiões do estado.
A secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, enfatizou a importância dessa iniciativa para garantir conforto à comunidade escolar. "Nossos estudantes, professores e gestores precisam de um ambiente propício e agradável para que seus desempenhos sejam os melhores possíveis", afirmou.
Além de promover a organização das escolas, o recolhimento também visa a preservação ambiental. Os materiais são analisados para verificar a possibilidade de reutilização, e a separação de madeira e metal é uma prática comum durante o processo. Essa ação é complementada pela renovação de mobiliários, com a aquisição de mais de 1,8 milhão de itens, como mesas, cadeiras, e equipamentos de tecnologia, entre 2023 e 2025, para melhorar as condições de estudo nas unidades de ensino.