Goiânia – O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) e em parceria com a Demà Aprendiz, lançou nesta quarta-feira (9/7) o Desafio Aprendizes da Matemática. O programa visa selecionar 12 jovens do Aprendiz do Futuro para um intercâmbio cultural na Europa, com todas as despesas cobertas. As inscrições estão abertas até 27 de julho e podem ser feitas por jovens que ingressaram no programa entre 1º de fevereiro de 2024 e 27 de julho de 2025.
Além da viagem, os vencedores receberão prêmios variados: medalhas de ouro para os primeiros colocados, medalhas de prata e smartphones para os classificados entre 13º e 22º lugares, e medalhas de bronze com fones de ouvido para aqueles que ficarem entre 23º e 30º. O regulamento prevê que 50% das vagas sejam destinadas a participantes do sexo feminino e 50% ao sexo masculino, com base nas melhores classificações.
A competição será realizada em duas etapas: a primeira envolve atividades da Pílula de Conhecimento em matemática e análise das notas escolares, enquanto a segunda consiste em uma avaliação presencial, onde os participantes devem obter nota igual ou superior a 8,0 para serem aprovados. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) apoiará a aplicação do conteúdo e das avaliações.
O Aprendiz do Futuro, lançado em agosto de 2021, é o maior programa de socioaprendizagem do Brasil, promovendo a inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade. Atualmente, conta com 7,7 mil jovens de 14 a 17 anos em órgãos públicos, oferecendo salário, benefícios e cursos de capacitação, com um investimento total de R$ 386,7 milhões.