O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), iniciou as obras de restauração e modernização do antigo Fórum e da antiga Procuradoria-Geral do Estado (PGE), localizados na Praça Cívica, em Goiânia. O projeto, que conta com um investimento de R$ 4,9 milhões do Tesouro Estadual, visa a requalificação completa do espaço, resgatando as características arquitetônicas originais do estilo art déco.
A secretária da Cultura, Yara Nunes, ressaltou que esta obra representa a etapa final da recuperação dos prédios estaduais na Praça Cívica. "Já recuperamos as fachadas dos edifícios do Centro Cultural Marietta Telles, da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Palácio das Esmeraldas. As obras de restauração do Museu Zoroastro Artiaga também estão em ritmo acelerado", afirmou Nunes, destacando o compromisso do governo com a preservação do patrimônio histórico.
As intervenções incluem a recuperação da fachada, reforço das fundações, substituição da cobertura e revisão das instalações elétricas e hidráulicas. Além disso, adaptações para acessibilidade serão realizadas, como a construção de sanitários acessíveis e uma nova rampa de acesso. O térreo do edifício abrigará salas de exposições do Museu da Imagem e do Som (MIS), enquanto o segundo pavimento será destinado à ocupação administrativa da Secult Goiás.
Inaugurado em 1942, o edifício é um importante exemplar do estilo art déco e está tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Estado de Goiás. Desde janeiro de 2019, o prédio está desocupado devido a laudos do Corpo de Bombeiros que indicaram riscos de incêndio e a necessidade de desocupação por seu estado de conservação precário.