A Polícia Penal de Goiás inaugurou na tarde desta quarta-feira (9) a nova Unidade Prisional Regional Feminina da 6ª Coordenação Prisional, localizada em Rio Verde, no Sudoeste do estado. A obra, que levou três anos para ser concluída, teve um custo aproximado de R$ 3 milhões e possui capacidade para abrigar até 120 reeducandas.
A nova unidade conta com diversas instalações, incluindo ala separada por regime de cumprimento de pena, assistência médico-psicossocial, sala de aula para capacitação, galpão para oficinas de trabalho e ressocialização, além de um berçário. A construção é resultado de uma parceria entre a Polícia Penal, o Conselho da Comunidade local e o Poder Judiciário.
Durante a inauguração, o diretor-geral da Polícia Penal de Goiás, Josimar Pires, anunciou que ainda este ano serão entregues mais vagas para reeducandos e reeducandas. Até outubro, estão previstas as inaugurações das unidades prisionais de Caldas Novas e Formosa, cada uma com 400 vagas, além da ampliação do presídio de Anápolis, que adicionará mais 150 vagas.
O Complexo Penitenciário da 6ª CRP também recebeu uma nova guarita na entrada, construída com recursos de uma emenda parlamentar do deputado Karlos Cabral, no valor de R$ 100 mil, e da própria Polícia Penal. A nova estrutura visa melhorar a segurança e a gestão do sistema prisional na região.